Tendências vintage estão de volta – 5 maneiras de injetar caráter e nostalgia em seu esquema

Tendências vintage estão de volta – 5 maneiras de injetar caráter e nostalgia em seu esquema
Crédito da imagem: Cote de Folk / Vanessa Arbuthnott

Incorporar ideias de decoração vintage em projetos modernos é uma ótima maneira de criar espaços com personalidade e um toque relaxante.

Cada vez mais, designers de interiores estão misturando tendências e estilos vintage de todas as eras para criar espaços ecléticos e habitáveis ​​que parecem ter evoluído organicamente ao longo do tempo.

Se você é um amante do vintage embarcando em um projeto de decoração, essas tendências de design de interiores vintage que estão voltando podem ser a inspiração que você está procurando.

Iluminação: as 5 dúvidas mais comuns na hora de decorar a casa
Joanna Gaines revela uma combinação impressionante de armário e bancada para um banheiro estilo spa
As dicas de Marie Kondo para usar o armazenamento vertical na cozinha

Designers de interiores e proprietários de imóveis adoram decorar com vintage, pois ele cria interiores com alma, personalidade e histórias para contar. Combinar peças novas com aquelas de décadas passadas traz personalidade única aos interiores. No entanto, é um ato de equilíbrio cuidadoso – muito vintage e os espaços podem acabar parecendo um museu, mas, quando cuidadosamente selecionadas, as tendências vintage podem realmente realçar um cômodo.

‘Misturar uma combinação de móveis antigos com designs modernos pode ser muito transformador. Com casas modernas, as pessoas geralmente pensam que não podem abrigar antiguidades, mas esse simplesmente não é o caso! Se você usar antiguidades nos lugares certos e permitir que sejam peças de destaque, elas podem realmente adicionar drama e profundidade a qualquer espaço de convivência’, diz Emma Deterding, fundadora e diretora criativa da Kelling Designs.

‘Evite vesti-los no estilo de época, mas use-os como elementos marcantes em toda a casa, criando pontos de interesse conforme você passa de um cômodo para o outro.’

É seguro dizer que algumas tendências vintage podem ser deixadas firmemente no passado, como o banheiro acarpetado (embora talvez nunca devêssemos dizer nunca?), outras, no entanto, estão tendo um renascimento e podem funcionar maravilhosamente como parte de esquemas modernos. De suítes de banheiro coloridas a cadeiras com saia, reunimos as tendências vintage que amamos e que estão voltando este ano.

Cadeiras com saia

Os babados não são mais uma coisa dos anos 80, eles estão de volta, trazendo um toque extravagante aos interiores de todas as maneiras, desde armários com saia, cadeiras e sofás até pufes e abajures aparados. Femininas e divertidas, as cadeiras ocasionais com saia são o complemento perfeito para quartos e provadores.

‘Saias franzidas são um detalhe que amamos incorporar em nossos designs’, diz o designer de interiores Sean Syminton. ‘Adoramos comprar cadeiras antigas e estofá-las novamente, então, adicionar uma saia junto com um tecido divertido dá um toque moderno. Adoramos o toque caprichoso que elas adicionam a qualquer ambiente.’

Sanefas de cortina

Por muito tempo, as sanefas de cortina foram vistas como um elemento de design ultrapassado, mas agora a situação está mudando e o acessório de cortina está retomando seu lugar nos interiores.

‘Sanefas de cortina não precisam ser swags e tails. Nesta casa georgiana, a sanefa retangular simples dá uma sensação mais contemporânea’, diz Vanessa Arbuthnott. ‘Acho que todos os cômodos podem se beneficiar de uma sanefa, em diferentes proporções, dependendo da escala da janela.’

Além de ser um recurso decorativo, sanefas também podem servir a um propósito prático. “Uma sanefa de cortina emoldura janelas grandes, esconde trilhos de cortina e pode fazer uma janela parecer menor e o ambiente mais aconchegante “, acrescenta Vanessa. “Cortinas grandes podem ser puxadas mais suavemente em um trilho com uma polia, então é essencial esconder o trilho e arrumar a parte superior das cortinas com uma sanefa.”

Camas de dossel

Lembrando grandes casas históricas, as camas de dossel voltaram à moda nos últimos anos, à medida que buscamos maneiras de fazer com que nossos quartos sirvam como santuários longe de nossas vidas ocupadas.

Com sua capacidade de criar um recanto íntimo dentro de um espaço maior, a cama de dossel é uma ótima maneira de alcançar o aconchego que desejamos. Designs tradicionais com dossel de tecido e cortinas funcionam bem em esquemas de quarto vintage, mas interpretações mais modernas e simplificadas também estão surgindo.

‘Historicamente, camas de dossel eram um sinal de riqueza e quanto mais rico o dono, mais elaboradas eram as cortinas ou entalhes da cama. Havia muitos estilos diferentes – alguns dos primeiros eram como cabines de beliche, em plataformas e outros tinham apenas grades laterais e traseiras projetando-se das paredes. Os mais exagerados podiam ser vestidos com as melhores sedas bordadas a ouro, enfeites e até mesmo adornados com pedras preciosas’, explica Henriette Von Stockhausen, fundadora da VSP Interiors.

‘Fazemos muitas camas de dossel para clientes. Algumas camas são mais detalhadas, enquanto outras são mais simples e contemporâneas, mas, em essência, todas fazem a mesma coisa, que é criar conforto extra e um santuário – como um cômodo dentro de um cômodo. Isso é particularmente relevante em quartos de campo, que geralmente são grandes e cavernosos, com tetos altos, nos quais alguém poderia se sentir bastante perdido.’

‘Eu, pessoalmente, gosto de aumentar a sensação de aconchego e conforto usando cores mais escuras na parte interna das camas, pois isso ajuda a criar aquela experiência semelhante à do útero e a sensação de segurança que se deseja depois de um longo dia de trabalho.’

Lareiras de azulejos

Lareiras e lareiras de azulejos não são nenhuma novidade, elas têm sido apresentadas em interiores ao redor do mundo por séculos, da Espanha à Suécia. Elas também eram comuns tanto no período Art Déco quanto no de meados do século. Embora tenham saído de moda no final do século XX, elas têm crescido nos últimos anos. Nós vimos vários exemplos envoltos em azulejos zellige feitos à mão, criando um recurso colorido e textural dentro de uma sala. Aqui, a Cote de Folk usou azulejos zellige marrons para criar um ponto focal marcante.

“Escolhi o ladrilho zellige chocolate por sua natureza versátil. Embora primariamente marrom, esses ladrilhos podem parecer prateados às vezes, brincando com a luz e suas qualidades reflexivas”, diz Sophie Rowell, fundadora da Cote de Folk. “É por isso que adoro incorporar ladrilhos em meus projetos, eles adicionam profundidade e interesse visual por meio de sua interação com a luz. Além disso, eles são incrivelmente duráveis. Eu os usei em várias aplicações, incluindo uma ilha flutuante de ladrilhos em uma cozinha, como bancadas de ladrilhos, lareiras e assentos de banco.”

Móveis pintados de forma folclórica

Móveis pintados no estilo folclórico com motivos florais ingênuos ou padrões abstratos já foram uma característica comum das casas rurais europeias.

Nos últimos anos, designers de interiores e proprietários de imóveis têm redescoberto técnicas de pintura de móveis, usando-as para criar interiores únicos com charme folclórico. Pintar móveis também é uma ótima maneira de dar vida nova a peças cansadas que, de outra forma, iriam para o aterro sanitário – perfeito se você gosta de decoração ecológica. Hoje, há uma variedade de artistas talentosos que se especializam em pintura decorativa para móveis e paredes. Alternativamente, por que não tentar você mesmo?

“Acho que a pintura decorativa dá alma a um espaço. Ver pinceladas individuais e a mão de um pintor acrescenta narrativa a um cômodo e história a uma casa”, diz a artista decorativa Tess Newall.

‘Eu também acho que houve uma mudança no valor que damos a como as coisas são feitas e por quanto tempo devemos tê-las. Isso é algo que já aconteceu antes com o Movimento Arts & Crafts do final do século XIX e sua filosofia de que as pessoas devem estar cercadas por peças bonitas e bem-feitas, feitas para durar e que podem ser usadas na vida cotidiana. Meu marido Alfred é um fabricante de móveis, então esses valores estão muito arraigados em nossa casa!’

‘Este armário para Kit Kemp foi inspirado no Bloomsbury Group, que frequentemente reaproveitava objetos que já tinha com padrões simples e combinações de cores — algo comum se transformava em uma obra de arte por si só.’

Os designers de interiores estão cada vez mais olhando para o passado em busca de inspiração para decoração, misturando móveis vintage e tendências de design com novidades para criar espaços ecléticos e cheios de alma. Quando se trata de tendências de móveis vintage, vimos cadeiras e sofás com saia, móveis de cana e camas de dossel, todos voltando ao design de interiores este ano.

Em termos de tecidos, estampas e estofados, o chita está testemunhando um grande renascimento estimulado pela tendência do maximalismo, enquanto sanefas de cortina e dosséis de cama também estão se tornando cada vez mais populares.

Fonte: Homes & Gardens

Fique por dentro das novidades pela nossa página no Facebook.

DecorStyle.com.br
Back to top